segunda-feira, 1 de agosto de 2011

COMO ANDAR NO ESPÍRITO?



A luta que se trava constantemente entre o Espírito de Deus e o nosso eu é exatamente o que acontece, quando pleiteamos a satisfação pessoal e requeremos, a qualquer preço, a realização dos nossos desejos, sem que nos importemos se são ou não da vontade de Deus.

Quantas vezes queremos satisfazer aos caprichos do nosso egoísmo, simplesmente por uma vaidade pessoal, sem perceber as consequências imprevísiveis dessa atitude. Ora, isto não faz parte do caráter cristão, que está sempre disponível á vontade de Deus, ainda que seja contrária a nossa.

A ordem de Deus é que evitemos deslizes espirituais, quer por carnalidade, desequilibrios emocionais, ou fanatismos e que andemos no Espírito, ou melhor, no Espírito. Andar por ser uma ação e constante, requer atenção especial e sempre vigilante. Obviamente, ninguém pode se descuidar por onde anda; pelo contrário, sempre há, uma atenção dobrada. Imagine, por exemplo, o andar de alguém desatencioso á sinalização atravessando uma avenida muito movimentada, seria um desastre total.

Ora, assim também é o cristão, que se for atento á voz do Espírito Santo * que está sempre falando, exortando e guiando*, jamais satisfará aos desejos próprios em assim sendo, estará de contínuo, andando na vontade de Deus e, consequentementem no Espírito.

Normalmente, o cristão batizado com o Espírito Santo acha que pelo simples fato de falar em outras línguas, automaticamente está sendo guiado pelo Espírito de Deus e, por isso mesmo, nçao tem muito cuidado com o seu andar. As suas atitudes, pensa ela, já estão dirigidas por Deus, e assim, anda de qualquer modo, "pela fé". Na verdade, se isso fosse real, então não haveria necessidade de o Senhor Jesus exortar:

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Mateus 26.41

É importante frisar que não adiante apenas fazer orações constantes e jejuar, é preciso vigiar, estar atenta á vida espiritual, examinar a si mesmo e cuidar para que não seja pego de surpresa, como nos exorta o apostolo Paulo:

"Sede sóbrios e vigilante. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." 1 Pedro 5.8


Um outro fato que normalmente os cristãos pregam é que o Espírito Santo está sempre falando conosco. Ele fala a cada dia, a cada hora, e a cada minuto, sempre que somos levados á tentação com os problemas cotidianos, no exercício da fé, no auxílioas demais pessoas, enfim, Ele está constantemente nos exortando, admoestando, ensinando, e guiando, da mesma forma como fez com o Senhor Jesus. O grande problema, no entanto, pe que dificilmente temos "ouvidos para ouvir" os Seus conselhos, e isto se deve ao fato de que as nossas mentes estáo quase sempre bloqueadas pelos pensamentos vãos e fúteis.

As preocupações pessoais, tais como a casa própria, o automóvel mais novo, roupas novas e tudo o mais, que naturalmente acontecem com qualquer cidadão, desviam as nossas atenções de Deus e daí perdemos a chance de nos enquadrarmos na Sua perfeita vontade que, certamente, traz para nós o sucesso pessoal.

Como está escrito:

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do seu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará." Salmos 37.4,5

Devemos obedecer á Sua vontade para nossa vidas e ter a mente e o coração totalmente imersos á Ele, a fim de expressarmos aqui, neste mundo, a Sua imagem e semelhança.



Estamos iniciando o Jejum de Daniel são 21 dias, vamos colocar sempre mensagens que irão fortalecer a nossa comunhão com Deus. Que possamos aproveitar a oportunidade de renovação e avivamento. Que Deus abençoe a todas!

0 comentários: